首页> 外文OA文献 >GRANDES ESPERANÇAS EM UM MUNDO DE INJUSTIÇAS: INTERFACES ENTRE AMARTYA SEN E CHARLES DICKENS
【2h】

GRANDES ESPERANÇAS EM UM MUNDO DE INJUSTIÇAS: INTERFACES ENTRE AMARTYA SEN E CHARLES DICKENS

机译:千载难逢的世界中的巨大希望:AMARTYA SEN和查尔斯·狄金斯之间的接口

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。

摘要

O presente ensaio promove uma aproximação entre a Ideia de Justiça de Amartya Sen e a obra-prima Grandes Esperanças, do romancista inglês Charles Dickens, publicada em 1860, lançando luz sobre aproximações e contrapontos entre a teoria de Sen e a vivência dos personagens de Dickens. Essa correlação parte da epígrafe da obra de Sen, que evoca as injustiças sentidas pelo protagonista Pip, de Grandes Esperanças, na abertura de seu projeto de justiça. Para tanto, as dimensões estruturantes da teoria da justiça de Sen serão revisitadas, como um projeto concreto de remoção de injustiças, nas linhas da argumentação racional e da teoria da escolha social, em contraponto a teorias transcendentes. Por sua vez, o universo do menino Pip, de Grandes Esperanças, revelará o complexo caminho desde a inocência infantil à obsessão e esnobismo, com esperanças e frustrações construídas no cenário da Inglaterra vitoriana, de mazelas profundas da pobreza e desigualdade legadas pela Revolução Industrial. Dickens, nesse sentido, é ao mesmo tempo um crítico ácido de seu tempo, engajando-se na transformação social, e um mestre na exploração da dinâmica psíquica das relações humanas. Assim é que se aproximam os autores pelo retrato pungente da injustiça, a demandar a máxima e imediata remoção. Afastam-se, talvez, no convite à reflexão abstrata do justo e do ético em si, bem como do peso dado às instituições. De todo modo, pensar a justiça nesse espaço compartilhado, em que o poder evocativo e o alcance comunicativo das ideias sejam expandidos, coloca-se como exercício enriquecedor em todos os sentidos. 
机译:本文提倡阿玛蒂亚·森(Amartya Sen)的正义思想与英国小说家查尔斯·狄更斯(Charles Dickens)于1860年发表的杰作《世界语》(GrandesEsperanças)之间的近似,阐明了森的理论与狄更斯角色经历之间的近似和对立。这种相关性始于森的作品题词,该题词唤起了《大期望》中主人公皮普在他的司法项目开幕时所感受到的不公正待遇。为此,将重新审视森的正义理论的结构维度,作为消除不公正现象的一个具体项目,它遵循理性论证和社会选择理论,而不是超越先验理论。反过来,来自《大​​期望》的男孩皮普的世界将揭示从童年的纯真到痴迷和贪婪的复杂道路,在维多利亚女王时代的英国场景中建立起希望和挫败感,这是工业革命遗留下来的贫穷和不平等的深重祸害。从这个意义上说,狄更斯同时是对自己时代的酸痛评论家,参与了社会变革,并且是探索人类关系的心理动力的大师。这就是作者如何处理令人不快的,不公正的肖像,要求立即最大程度地消除。他们可能是出于对正义和道德本身以及对机构的重视的抽象思考的邀请而离开的。无论如何,在这个共享空间中思考正义,在这种共享空间中,唤起力和思想的交流范围得到了扩展,这在所有意义上都是一种丰富的练习。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 专利
代理获取

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号